Sale!

Amor, sexualidade, feminilidade

Sigmund Freud
Amor, sexualidade, feminilidade reúne textos de Freud que abordam algumas das ideias mais controversas da psicanálise. Entre elas a hipótese da bissexualidade originária, o complexo de Édipo, a sexualidade infantil, o primado do falo e, por fim, a inveja do pênis. Completam a coletânea uma dezena de cartas de Freud sobre a bissexualidade inerente ao ser humano, além de uma comovente carta em resposta a uma anônima mãe americana preocupada com a homossexualidade do filho. Não por acaso, alguns desses textos causaram escândalo, e nunca deixaram de fazê-lo. Por um lado, a moral sexual civilizada, o establishment científico e certos valores da família burguesa ficaram fortemente incomodados e até mesmo ofendidos pelas ideias psicanalíticas acerca da sexualidade infantil. Além da disposição bissexual inerente ao ser humano ou pela clivagem entre posição anatômica e posição sexual. Por outro lado, outros viram justamente o contrário. Ou seja, a continuação de uma lógica binária da sexualidade, o prolongamento do patriarcado ou ainda a hipóstase do falocentrismo. Essa polarização da recepção mostra, por si só, a complexidade das posições freudianas em Amor, sexualidade, feminilidade, que exige portanto uma leitura cuidadosa e sutil. Tal leitura é favorecida, nesta edição, pelo acréscimo de alentadas notas editoriais que contextualizam cada texto, de uma introdução histórica abrangente e de um posfácio de Maria Rita Kehl sobre “Freud e as mulheres”.
  • Veja aqui mais títulos das Obras Incompletas de Sigmund Freud.
Read more

US$21.42 US$29.50

Amor, sexualidade, feminilidade reúne textos de Freud que abordam algumas das ideias mais controversas da psicanálise. Entre elas a hipótese da bissexualidade originária, o complexo de Édipo, a sexualidade infantil, o primado do falo e, por fim, a inveja do pênis.

Completam a coletânea uma dezena de cartas de Freud sobre a bissexualidade inerente ao ser humano, além de uma comovente carta em resposta a uma anônima mãe americana preocupada com a homossexualidade do filho.

Não por acaso, alguns desses textos causaram escândalo, e nunca deixaram de fazê-lo. Por um lado, a moral sexual civilizada, o establishment científico e certos valores da família burguesa ficaram fortemente incomodados e até mesmo ofendidos pelas ideias psicanalíticas acerca da sexualidade infantil. Além da disposição bissexual inerente ao ser humano ou pela clivagem entre posição anatômica e posição sexual.

Por outro lado, outros viram justamente o contrário. Ou seja, a continuação de uma lógica binária da sexualidade, o prolongamento do patriarcado ou ainda a hipóstase do falocentrismo.

Essa polarização da recepção mostra, por si só, a complexidade das posições freudianas em Amor, sexualidade, feminilidade, que exige portanto uma leitura cuidadosa e sutil.

Tal leitura é favorecida, nesta edição, pelo acréscimo de alentadas notas editoriais que contextualizam cada texto, de uma introdução histórica abrangente e de um posfácio de Maria Rita Kehl sobre “Freud e as mulheres”.

  • Veja aqui mais títulos das Obras Incompletas de Sigmund Freud.

Book Details

Author: Sigmund Freud
ISBN: 9788551303610
Publisher: Autêntica
Publication year: 2018
Cover: Brochura - Paperback / softback
Pages: 384
Language: Portuguese (Brazil)
Dimensions: 21.0 x 14.0 cm

More about the book

A obra integra a coleção Obras Incompletas de Sigmund Freud, que pretende não apenas oferecer uma nova tradução, direta do alemão e atenta ao uso dos conceitos pela comunidade psicanalítica brasileira, mas oferecer uma nova maneira de organizar e de tratar os textos. Um convite para que o leitor desconfie do caráter apaziguador que o adjetivo “completas” comporta.

Reviews

There are no reviews yet.

Be the first to review “Amor, sexualidade, feminilidade”